segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Rezando com o Conselho Metropolitano de São Carlos 18/10/10 - segunda-feira

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Rezando o tempo litúrgico


VIGÉSIMO NONO DOMINGO COMUM (17.10.10)
Lucas 18, 1-8

Embora possa parecer que o tema deste trecho seja simplesmente a oração, na realidade Lucas o liga ao trecho anterior (17, 22-37), que versava sobre a segunda vinda de Filho do Homem, através da referência em v. 8: “Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?” Então devemos entender o sentido original do texto em referência à situação das comunidades do fim do primeiro século - Jesus tardava a retornar, as perseguições estavam no horizonte, as comunidades estavam sofrendo vários tipos de pressão, e a fé começava a vacilar. Por isso, Lucas quer dar-lhes um ensinamento claro - Deus não vai abandoná-las; então, devem ficar firmes, constantes na oração até que Ele venha.
O tema da oração cristã já foi tratado no capítulo 11 de Lucas. Aqui volta à tona. O versículo 8 mostra que não se refere à simples oração permanente, mas à uma atitude de oração baseada na fé, até que Jesus volte.
Jesus tira uma mensagem de uma situação que devia ter sido comum nos tempos idos (sem falar da atualidade!) - a impotência de uma pobre mulher diante da prepotência de um juiz corrupto. Por ser viúva em uma sociedade patriarcal e machista, ela encarna a impotência dos pobres e marginalizados diante dos poderes do mundo.
Jesus dá uma lição clara - se até um juiz injusto atende os pedidos insistentes da viúva, quanto mais Deus vai atender os pedidos daqueles que Ele ama! Se a persistência da viúva alcança o seu objetivo, quanto mais a oração persistente do discípulo, diante de um Deus gracioso: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por Ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu lhes digo que Deus fará justiça para eles, e bem depressa.” (v 7)

Frase de Destaque: “Será que o Filho do Homem vai encontrar a fé sobre a terra?”

Rezando com S. Vicente de Paulo o Espírito da Missão

“Deus lhe concede tais graças que estão prontos e dispostos a ir aos países distantes para aí empregar suas vidas por Jesus Cristo! As histórias nos mencionam os martírios de tantos homens que se sacrificaram por Deus; e se vemos que , nos exércitos, tantos expõem suas vidas por um pouco de honra, ou talvez na esperança de uma pequena recompensa temporal, com muito mais razão nós devemos expor nossa vida para levar o Evangelho de Jesus Cristo aos países mais longínquos aonde nos chama a Providência! (SV XII,51).”

Oração Missionária 2010

Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da Fé e dos Bens, que Vós mesmos nos destes.

Amém.

Para refletir: Por amor Deus nos envia para a missão, por amor ele atende nossos pedidos. Estamos revelando aos pobres este Deus que caminha conosco nos momentos difíceis da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário