quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Palavra do Pe. Edson - Ano Jubilar


O encerramento do Ano Jubilar da Família Vicentina no Conselho Metropolitano de São Carlos aconteceu no dia 19 de setembro na ABASC foi a festa dos 350 anos da morte de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac . Eles são os santos da Caridade. Ele é o “Pai dos Pobres” e o “Apóstolo da Caridade”. Ela é a santa patrona das Obras Sociais e dos seus agentes. A vida deles foi totalmente dedicada ao serviço dos Pobres.

São Vicente disse: “Nossa vocação é (…) abrasar os corações das pessoas, fazer o que fez o Filho de Deus, que veio trazer o fogo à terra para inflamá-la com seu amor. Não basta que eu ame a Deus, se meu próximo também não o ama. Devo amar meu próximo como imagem de Deus e objeto de seu amor… Devo agir de tal modo que as pessoas amem o seu Criador e se amem umas às outras com caridade mútua, pelo amor de Deus, que as amou a tal ponto que entregou seu Filho à morte por amor delas”. Não há melhor caminho para levar as pessoas para Deus do que os exemplos de São Vicente e Santa Luísa. Eles viveram perfeitamente o chamado para levar os corações para Deus.
Santa Luísa disse: “Pede-se mais de nós do que simplesmente ir e vir e dar coisas. Nossas intenções devem ser puras e completamente isentas de interesses pessoais”. Muitos de nós, membros da Família Vicentina vamos e vimos muito apressados, quando servimos. Há tanto para fazer e tanta gente para visitar. Corremos em nosso trabalho de servir, em vez de dedicar-nos totalmente a cada pessoa. Como é bonito quando de fato dedicamos tempo a visitar realmente, de coração aberto e mente livre de distrações ou da compulsão de passar a outra pessoa ou a outro assunto. É assim que contemplamos o rosto de Cristo. Então, em vez de ir e vir e estar preocupados com assuntos de nosso próprio interesse, devemos visitar os Pobres e partilhar com eles sobretudo a história de nossos Fundadores e o modo como nos encorajam a fazer o que fazemos.
Para Vicente de Paulo, é preciso conhecer a realidade do Pobre, ver suas condições materiais e entender como está sua situação como ser humano. Vicente de Paulo sempre alertava a respeito da essência do trabalho para com o Pobre. O trabalho vicentino é promover mudanças sistêmicas na vida dos excluídos proporcionando-lhes dignidade e vida em abundância em todas as dimensões humanas: “Se houver alguém entre nós que pense estar na Missão para evangelizar os Pobres e não para socorrê-los, para remediar suas necessidades espirituais e não as temporais, respondo que devemos assisti-los e fazê-los assistir de todas as maneiras, por nós e por outrem, se quisermos ouvir estas consoladoras palavras do soberano Juiz dos vivos e dos mortos: ‘Vinde, benditos de meu Pai; possuí o Reino que foi preparado para vós, porque tive fome e me destes de comer; estava nu e me vestistes; doente, e me socorrestes’. Agir assim é evangelizar por palavras e obras, é fazer o mais perfeito, o que fez também Jesus Cristo e é o que devem fazer quantos o representam na terra”.
Um carisma é vivo e relevante quando, ao longo do tempo, é aceito e adotado por muitas pessoas. Nos 350 anos desde a morte de São Vicente e Santa Luísa, o “carisma vicentino” provou ser desse tipo, porque inspirou numerosos seguidores ao longo dos séculos. Até hoje continua a ser assumido, adotado e vivido por numerosos grupos, associações, institutos e movimentos. Sua vitalidade e relevância para nosso tempo se manifesta de vários modos: 1) na profunda consciência de sermos uma família que partilha um carisma; 2) nos projetos e programas que atendem às múltiplas necessidades dos Pobres de hoje; 3) na abordagem pastoral que enfatiza a solidariedade, a colaboração e a parceria; 4) na continuada reflexão sobre os seus laços espirituais distintivos.
Foi com este este espírito que mais de 1500 pessoas estiveram reunidas como uma grande família, o evento foi marcado com caravanas que vieram dos 14 conselhos da região os quais estão dividos em 7 dioceses. O ponto alto do evento foi a celebração Eucaristica presidida por D. Paulo Sérgio Machado, bispo de São Carlos, concelebrada por D. Joviano de Lima Junior, arcebispo de Ribeirão Preto, Pe. Marcos José Theodoro de Pirassununga , Padre Gerhard Rudolfo Anderer de São João da Boa vista e toda a comunidade.
No encerramento da celebração foi feito a entrega da Reliquia de São Vicente de Paulo para a Paróquia S. Vicente de Paulo de Franca, representada pelo Confrade Vicente. Em clima de festa com queima de fogos todas as caravanas voltaram para suas comunidades de origem com o espírito renovado e o compromisso de melhor servir a Deus na pessoa dos Pobres.


Pe. Edson Friedrichsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário