quinta-feira, 14 de outubro de 2010




Rezando com o Conselho Metropolitano de São Carlos 14/10/10 - quinta-feira

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!


Rezando o tempo litúrgico

VIGÉSIMO OITAVO DOMINGO COMUM (10.10.10)
Lucas 17, 11-19

Mas, foi somente o samaritano que “percebeu” a ação de Deus nele. Com certeza o termo “percebeu” não quer se referir somente à cura física - ele percebeu a presença da salvação de Deus. Então a sua volta a Jesus significa a sua conversão. A resposta dele é de “dar glória a Deus”, muitas vezes em Lucas a resposta correta a uma manifestação da misericórdia de Deus (2, 20; 5, 25; 5, 26; 7, 16; 13, 13; 18, 43; 23, 47 etc). Aqui temos uma conotação cristológica - o curado louva a Deus pelo que foi feito por Jesus, o agente da misericórdia de Deus.
O texto sublinha que aquele que voltou para gloriar a Deus, aquele que percebeu a presença da ação salvífica de Deus, era um samaritano: “Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” (v. 18). Mais uma vez, o herói da história é tirado de dentro da categoria dos excluídos, tema caro ao coração de Lucas. É só pensar nos pastores, no “Bom Samaritano”, na “mulher pecadora”, nas mulheres no túmulo, e outros exemplos. A salvação de Deus é universal, e não limitada a uma etnia ou classe.
Lucas não se contenta em relatar somente a cura de uma doença - ele nos leva a uma compreensão da missão salvífica de Jesus. O relato conclui com a frase: “Levante-se e vá. Sua fé o salvou” (v. 19). Jesus é aquele que cura e restaura à convivência humana, símbolo da salvação integral que Deus oferece a todos que aceitam a sua mensagem! Sejamos como o leproso - percebamos a ação de Deus no meio de nós, e gloriemos em palavras e ações aquele que nos oferece a salvação de todos os males, gratuitamente!

Frase de Destaque: “Levante-se e vá, a sua fé o salvou”

Rezando com S. Vicente de Paulo o Espírito da Missão

“O principal de seu empenho, depois de se ter esforçado para viver entre aqueles com quem deve tratar em odor de santidade e de bom exemplo, será fazer que aquelas pobres gentes, nascidas nas trevas da ignorância de seu Criador, concebam as verdades da fé, não pelas razões subtis da teologia, mas por raciocínios tirados a partir da natureza; porque é preciso começar por ai, procurando fazê-las conhecer que o senhor não faz mais do que desenvolver as marcas de si mesmo que Deus deixou nelas e que a corrupção da natureza, há tanto tempo habituada ao mal, tinha apagado nelas.”


Oração Missionária 2010

Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da Fé e dos Bens, que Vós mesmos nos destes.

Amém.

Para refletir: Vicente orienta os missionários no método da missão para ajudar as pessoas na experiência de fé em Deus. Nossa missão junto aos pobres já nos permite dizer a frase: “Levante-se e vá, a sua fé o salvou”?




Os textos são organizados pelo assessor espiritual Pe. Edson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário