segunda-feira, 1 de novembro de 2010


Rezando com o Conselho Metropolitano de São Carlos 01/11/10 - segunda-feira

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Rezando o tempo litúrgico

TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO COMUM (31.10.10)
Lucas 19,1-10

De novo entra em cena a figura dum “publicano”, desta vez de nome conhecido - Zaqueu! Os governantes arrendavam áreas do país para publicanos ricos, que embolsavam o que conseguiram extorquir além das taxas estabelecidas. Estes chefes dos publicanos (p. ex . Zaqueu) empregavam outros para fazer a cobrança - e enfrentar a celeuma do povo - sentados nos telônios nas portas das cidades e nas encruzilhadas das rotas das caravanas (p. ex. Levi).
Zaqueu era chefe dos cobradores de impostos da cidade de Jericó, e por isso, por causa da sua extorsão, muito rico - e com certeza muito odiado e desprezado.
Porém, Lucas nos mostra que ninguém é tão perdido que não possa ser salvo pela misericórdia de Deus. Ninguém está além da possibilidade de salvação. Com umas rápidas pinceladas, ele traça o caminho da conversão e salvação de Zaqueu.
Com certeza, Zaqueu tinha ouvido falar da atividade e dos ensinamentos de Jesus, e tinha uma enorme vontade de conhecer mais de perto este homem tão diferente dos outros rabinos do seu tempo. Nem levava em conta perder a sua dignidade, subindo numa árvore - o importante mesmo era não perder o momento de Jesus passar. Jesus acolhe este gesto de busca - olha mais para esta chama de bondade do que para toda a maldade praticada anteriormente por Zaqueu. E pronuncia as palavras que iriam mudar para sempre a vida de Zaqueu: “Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.” (v. 5)
Por causa dessa iniciativa, o próprio mestre se torna alvo de críticas por parte dos “justos”: “Ele foi se hospedar na casa dum pecador” (v. 7). Como sempre, a novidade do Reino, trazida por Jesus rompe todos os esquemas sociais e religiosos pré-concebidos!

Frase de Destaque: “Ninguém está além da possibilidade de salvação.”

Rezando com S. Vicente de Paulo o Espírito da Missão

“Nesta vocação, vivemos de modo muito conforme a Nosso Senhor que, segundo parece, quando veio a este mundo, escolheu como tarefa principal assistir os Pobres e cuidar deles. (SV XI, 108)”.


Oração Missionária 2010

Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da Fé e dos Bens, que Vós mesmos nos destes.

Amém.

Para refletir: A ação de Jesus na vida de Zaqueu mudou a vida do publicano e a vida dos pobres, pois depois deste encontro ele começou a agir com justiça. Vicente diz aos missionários que devemos viver conforme Jesus Cristo agindo na formação, na conversão e no serviço as pobres. Estamos ao modo de Jesus transformando a vida das pessoas que visitamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário