Face a face com os pobres
Somos responsáveis em construir um mundo mais justo e mais humano, construir uma sociedade mais solidária, proporcionar mais dignidade aos pobres.
O Pobre não é unicamente um estômago que precisa ser preenchido. É uma pessoa cuja verdadeira realização é Cristo. A identidade dos seguidores de Vicente não é a de um simples serviço aos Pobres. É preciso encontrar-se com o Cristo no Pobre; possuir uma fé tão plena que nos fará compreender a realidade de sua afirmação: “O Pobre é Cristo”. Assim diz ele próprio: “Uma irmã irá dez vezes ao dia para ver os doentes, e dez vezes ao dia encontrará Deus neles... Ide ver os Pobres, e neles encontrareis Deus. Minhas irmãs, isto é admirável! Ide a casa dos Pobres, mas ali encontrareis Deus” S. Vicente.Por isso, será realmente um seguidor de Vicente, quem seja capaz de encarnar a Cristo, para ser capaz de revelar Cristo ao Pobre. A experiência da Visitação de Maria é muito forte na vida de S. Vicente. Visitar...levar consigo o Cristo encarnado... Acreditar que no Pobre está a pessoa de Cristo... Que o Pobre é o próprio Cristo...
É esta a herança que Vicente deixa a toda família vicentina. É este o grande tesouro que devemos almejar. É com este firme propósito que queremos encerrar este ano jubilar e continuarmos proclamando ao mundo que Vicente foi e continua sendo “um instrumento de imensa e paternal caridade” de Deus, guiado pela presença inefável de Maria, mãe de misericórdia.
Que todos os jovens se mantenham motivados para o mesmo propósito e que possamos ser irmãos em Cristo vivenciando uma verdadeira família vicentina.
Fiquem com Deus
Adriano Wada
Coordenador da CJ do CM de São Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário