quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As Jornadas mundiais da Juventude







“Uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, descobrir a beleza da Igreja e viver experiências fortes de fé1” (Bento XVI)






As Jornadas Mundiais da Juventude, idealizadas pelo Papa João Paulo II, constituem uma “maravilhosa celebração da fé”, uma “peregrinação” e um período de “profunda renovação espiritual” dos jovens do mundo inteiro.
Tudo começou em Roma; numa celebração dedicada à juventude, na vigília do Domingo de Ramos, em 1984, quando o Papa João Paulo II presenteou os jovens com a Cruz do Ano Santo. Foi um verdadeiro Pentecostes da Juventude, quando mais de 300 mil jovens vindos de todas as partes do mundo, viveram uma união acima das barreiras do idioma e da cultura. Compreenderam que apesar da diversidade, falavam a mesma língua e partilhavam o mesmo objetivo: Jesus Cristo.
A 1ª. Jornada aconteceu em Buenos Aires (Argentina-1987) com o tema “Conhecemos o amor de Deus e acreditamos nele” (cf. 1.J0. 4,16); a 2ª., em Santiago de Compostela (Espanha - 1989) e teve como tema” Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida” (cf. J0. 14,6). A 3ª., em Czestochowa (Polônia -1991), proclamando a paternidade de Deus, teve como tema” Recebestes um espírito de filhos” (cf. Rm. 8,15). A 4ª, em Denver (Estados Unidos -1993), com o tema Vida em abundância “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. J0. 10,10). Em Manila ( Filipinas - 1995) refletiram sobre a missão “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”(cf. Jo.
20,21). Em Paris (França — 1997) “Mestre, onde moras? Vinde e vede”, foram ver o Mestre (cf. Jo. 14, 26). Em 2000, em Roma’ (Itália), contemplaram a Encarnação do Verbo “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (cf. Jo. 1,14). Em Toronto (Canadá - 2002), transformaram-se em sal e luz do mundo “Vós sois o sal da terra vós sois a luz do mundo”(cf. Mt. 5,13-14). Em 2005, em Colônia, adoraram o Senhor “Vimos adorá-lo” (cf. Mt. 2,2). Em Sidney (Austrália - 2008) receberam o Espfrito Santo e foram enviados em missão “Sereis minhas testemunhas” (cf. 1,8). E agora, em Madri (Espanha - 2011), enraizados e edificados em Cristo, os jovens querem seguir firmes na fé “ Arraigados e edificados em Cristo,apoiados na fé” (cf. Cl. 2,7).
As Jornadas Mundiais sempre são intercaladas com as Jornadas Diocesanas. Realizadas a cada ano, seja em âmbito mundial seja em âmbito diocesano, elas constituem um espaço privilegiado para experiências marcantes da vida em Cristo e na Igreja. Esta mesma Igreja que fez a sua opção preferencial pelos pobres e que depois a estendeu aos jovens.

Os jovens são a esperança da Igreja. E termino esta reflexão com as palavras do Beato João Paulo II, na mensagem da Jornada de 2001: “Aqui quero expressar, do íntimo do meu coração, um sincero agradecimento a Deus pela dádiva da juventude que, através de vós (jovens), subsiste na Igreja e no Mundo. Além disso, quero agradecer-lhe com emoção porque me concede acompanhar os jovens do mundo durante as duas últimas décadas do século, indicando-lhes o caminho que conduz a Cristo”.






+Dom Paulo Sérgio Machado – Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário