segunda-feira, 13 de junho de 2011

SSVP - CM São Carlos tem ações de sucesso.



ESPECIAL MÊS DO RECRUTAMENTO

Inspire-se em ações de sucesso adotadas com a juventude
Seja por meio da dança, teatro, palestra ou serenatas, os jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) usam e abusam da criatividade, em busca de novos membros para a instituição. No ‘Especial Mês do Recrutamento’, comemorado agora em junho, o site SSVPBRASIL divulga iniciativas de sucesso, coletadas pela Comissão Nacional de Jovens do Conselho Nacional do Brasil (CNJ/CNB).
Com esta divulgação, espera-se que as Comissões de Jovens dos Conselhos possam se inspirar na elaboração de outros projetos que visem o recrutamento da juventude para a SSVP.


Conselho Metropolitano de São Carlos (relato encaminhado pelo confrade Ricardo Camargo)

Posso dizer que no Conselho Central de Itápolis, vinculado ao Conselho Metropolitano de São Carlos, o projeto da inclusão dos jovens no grupo de dança e teatro Soldados de Cristo tem dado muitos frutos, e muitas sementes foram lançadas.
O grupo já existia antes, por volta do ano de 2002, mas não era composto somente por vicentinos, até que acabou em nada. Então, em 2006 surgiu o Festvida. Quando saiu o regulamento, um confrade chamado Airton Colombo teve a iniciativa de cativar algumas meninas do Conselho Santo Antonio de Pádua, inicialmente a Aninha e a Soninha, como são conhecidas. Montamos um grupo de 15 jovens, que tinham membros de todos os Conselhos Particulares de Itápolis, nossa cidade.
Primeira prévia pro Festvida do Conselho Metropolitano, foi um fracasso, não conseguimos passar, pois era tudo muito simples, passos inventados por nós mesmos e pouco tempo de ensaio. Voltamos pra casa arrasados.
Um tempo depois, como as vagas não tinham sido preenchidas, ganhamos a oportunidade de participar do Festvida, visando que algumas regiões não tinham se inscrito, e agora???Meu Deus, o que fazer???
Resolvemos então mudar nossa coreografia e passar em cima do fracasso inicial, aí chegaram os amigos, um grupo católico conhecido em nossa cidade chamado CLC, que voluntariamente nos ensinou uma das danças e um professor de dança chamado Rodrigo, que voluntariamente também nos corrigiu, e fez alguns novos passos.
Ensaiávamos até altas horas, já que alguns estudavam à noite. Foram três semanas ensaiando das 22h até umas 00h30.
E nossos bailarinos bordando roupas, colando, costurando, inclusive dentro do ônibus.
Enfim, chegando lá, o que ninguém esperava aconteceu: ganhamos o primeiro lugar, e mais que isso, fortalecemos e muito a nossa amizade, que antes era distante e vazia.
Depois disso, só festa. Fizemos daquilo nossa missão particular, evangelizar por meio da dança. Aí o grupo foi crescendo, tornando-se mais flexível, fazendo teatros e danças.
Participamos de todas as edições do Festvida até hoje e fomos quatro vezes campeões, e uma vez, ficamos com a segunda colocação.
No ano passado, perdemos uma grande amiga e bailarina do grupo, a Taty Maciel, que foi um choque pra todos. Estávamos vivendo os melhores momentos de nossa amizade! E a vitória desse ultimo ano foi dedicada a ela.
Bom, essa história rendeu muitos frutos mesmo e lideranças novas, além de um vinculo muito grande de amizade, nosso grupo de amigos vai dos 09 aos 27 anos de idade. Todos saímos juntos mesmo...parece brincadeira, mas nos tornamos uma verdadeira família, que tende a crescer mais e mais.
Hoje, a maior parte dos participantes tem cargos dentro da SSVP, de secretários de Conferências a Coordenadores de Jovens do CNB, como o exemplo de nosso amigo Daniel, recém-nomeado à Região IV.
E eu, Ricardo Camargo, que vos conto essa história, me descobri uma nova pessoa dentro da SSVP, e muito disso se deve a esse grupo maravilhoso. Hoj,e sou responsável pelo Departamento de Comunicação do Conselho Metropolitano de São Carlos, casado com uma das integrantes do grupo a Aninha. Lembra daquela que começou tudo..rsrs? E muito feliz por fazer parte dessa família.

Ricardo Camargo
Conferência Santa Terezinha do Menino Jesus
C.P. Sto Antonio de Pádua
C.C. Itápolis
DECOM CMSC




Conselho Metropolitano de Governador Valadares (relato encaminhado pelo confrade Willerson Soares Cândido)

O fortalecimento da SSVP acontece pelas Comissões de Jovens. Na área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares são feitas as seguintes ações com a juventude:

01) Vinde e Vede - Como é bom Ser Vicentino!!!
Elaborado pelas Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais de Governador Valadares, Vila Isa e Rio Doce no ano de 1995.
Atualmente é organizado pelo Conselho Metropolitano de Governador Valadares.
Em 2010 foi realizada a 8ª Edição.

02) Projeto Educar para a Caridade
Elaborado pela Comissão Nacional de Jovens durante o “9º Encontro Nacional da Juventude Vicentina” – Salvador/BA – dias 20, 21 e 22/Abril/2001. Foram realizadas diversas palestras sobre o projeto nos encontros das Comissões de Jovens de Conselhos Particulares, Centrais e do Metropolitano, e também nas ECAFO'S dos Conselhos Centrais.

• Projeto Conferência Vitrine Vicentina
Elaborado pela Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Governador Valadares - Ano 2000. Foram realizadas diversas palestras sobre o projeto nos encontros das Comissões de Jovens de Conselhos Particulares, Centrais e do Metropolitano, Festa Regulamentar, ECAFO'S dos Conselhos Centrais. Projeto apresentado pelo Confrade Willerson no 13º Encontro Nacional da Juventude Vicentina - Brasília/DF - Ano 2003

04) Projeto FERIR
Foram realizadas diversas palestras sobre o projeto nos encontros das Comissões de Jovens de Conselhos Particulares, Centrais e do Metropolitano

05) Projeto Crisma
Foram realizadas diversas palestras sobre o projeto nos encontros das Comissões de Jovens de Conselhos Particulares, Centrais e do Metropolitano

06) Projeto Caminhando com Maria
Projeto elaborado pelas Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais de Governador Valadares, Vila Isa e Rio Doce, juntamente com a Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Governador Valadares.
12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida
Começou em 1997 com uma carreata em desagravo a imagem de Nossa Senhora, devido à atitude de um Pastor de uma Igreja Evangélica contra a imagem.
Até hoje é realizado este projeto na cidade de Governador Valadares, mas agora, é em honra a Nossa Senhora Aparecida.
Consiste na realização de uma missa, logo após percorremos as ruas da cidade em carreata com a imagem.
Todos os veículos, juntamente com a imagem, recebem a bênção do Padre.
Na recepção tem uma grande queima de fogos, pontualmente às 12h.
Em algumas cidades é realizada por meio de cavalgada, em outras uma passeata.

07) Ação: Desfile de Sete de Setembro
No dia 07 de Setembro algumas cidades da área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares realizam o desfile.
São apresentados vários grupos, entidades, órgãos públicos e outros.
A SSVP é representada pela juventude vicentina que vai uniformizada como uma forma de organização e, principalmente, divulgação para o público.

08) Ação: Dia do Padre
Dia 04 de Agosto - Dia do Padre
As Comissões de Jovens da área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares realizam uma Serenata em homenagem aos Padres .
O Bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Werner, também recebe a homenagem.

09) Ação: Conte a história da sua Conferência
As Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares dão uma atividade para todas as Conferências.
É realizada uma escala para a reunião ordinária da Comissão de Jovens do Conselho Particular, em que a Conferência escalada tem um momento quando os membros contam a história dela, desde a fundação, até os dias de hoje. A promoção de uma família assistida, proclamações de confrades e consócias etc..
Importante atividade como uma forma de apoio para as Comissões de Jovens.
Casos concretos de grande público durante as reuniões.

09) Ação: Conte a história do Santo Patrono da Conferência
As Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares dão uma atividade para todas as Conferências.
É realizada uma escala para a reunião ordinária da Comissão de Jovens do Conselho Particular, onde a Conferência escalada tem um momento quando os membros contam a história do Santo Patrono da Conferência.

10) Ação: Apadrinhe um jovem para a SSVP
Atividade realizada pelas Comissões de Jovens dos Conselhos Particulares
Todos os membros, juntamente com o Coordenador(a) da Comissões de Jovens, apadrinham um jovem não vicentino.
Durante um mês, são realizadas várias atividades com este jovem. Terços, Visitas com Vicentinos em asilos e famílias assistidas etc...
Caso concreto de vários vicentinos que foram recrutados por esta ação.

Confrade Willerson Soares Cândido
Conferência Cristo Redentor - Governador Valadares/MG
29 anos de idade - 20 anos de Vicentino
Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Governador Valadares - Mandato 2002/2006






Conselho Central de Crato (relato encaminhado pelo confrade Augusto Bezerra)

Há doze anos, a Comissão de Jovens do Conselho Central de Crato – formada pelos confrades e consócias Roberto, Brígida, Luzier, Augusto e Cícera – sentiu a necessidade de reunir os jovens do Cariri para um encontro de espiritualidade e estudo sobre a Bíblia e a Sociedade de São Vicente de Paulo.
O objetivo era que o evento fosse uma ‘chama’ para recarregar as forças e a espiritualidade dos jovens da região no serviço aos Pobres, e que fosse também uma fonte de conhecimento. Então, com a inspiração do Espírito Santo, foi criado o ‘ENCONTRO CARIRIENSE DA JUVENTUDE VICENTINA’ o qual, até hoje, é realizado, tornando-se um acontecimento de grande importância para a região. O encontro é realizado no período de três dias, com palestras, louvor, estudo, dinâmicas e confraternização. Já chegou a reunir mais de cem jovens em um único evento.
Depoimentos de pessoas que tiveram a oportunidade de participar mostraram que o encontro transformou vidas, a exemplo do engajamento de novos membros, que trouxeram reforço às Conferências.
Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, por fazer que uma iniciativa jovem permanecesse até hoje, atravessando anos após anos, com o mesmo ardor e espiritualidade vicentina de quando começou.

Augusto Bezerra





FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário