quinta-feira, 10 de novembro de 2011

‘Vamos aos Pobres’ é o tema do CNB para 2012

A Assessoria Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) lançou, ontem (14), uma circular sobre a proposta temática para o próximo ano. O convite ‘Vamos aos Pobres’ norteará todos os trabalhos dos confrades e consócias brasileiros.

De acordo com padre Alexandre Nahass, assessor Espiritual do CNB, a temática visa fortalecer a importância do encontro de Cristo, por meio dos Pobres. Ele usa uma citação do livro ‘A mística da visita aos Pobres’ para ilustrar a proposta. “(...)“a nossa Sociedade de São Vicente de Paulo caracteriza-se por ir ao encontro do Pobre, lá onde ele se encontra. Vamos ao Pobre em sua casa, onde quer que seja. Se o Pobre mora na favela, lá irá o Vicentino. Se mora na casa de Idosos, é lá que iremos, pois aquela é a sua casa. Se o Pobre está internado num hospital, é lá que os Vicentinos o visitam e o confortam, porque lá é sua casa naquele momento. Se o Pobre está na prisão, é lá que os confrades e consócias o visitam, pois ele vive ali. Se está na rua, como vulnerável, é lá que o visitamos, pois a rua passou a ser sua morada. Os Vicentinos vão ao encontro dos Pobres onde quer que eles estejam”.


FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL




LIVRO: VAMOS AOS POBRES - PE. MIZAÉL.


“Deus visita porque ama a pessoa humana”. Desde criança somos encantados pelas visitas. Parentes e amigos, quando nos visitam transformam nossa casa. Tudo se torna festa, comemoração, alegria e felicidade. O mesmo ocorre quando visitamos um parente ou um amigo.
Vamos focar a visita de Maria a sua prima Isabel (Lc 1,39-56). Quanta honra e felicidade de Isabel e Zacarias em receber a Mãe do Salvador, foi essa a expressão de Isabel. A visita levou felicidade até o nascimento do menino. Jesus no ventre de Maria manifesta seu amor nesta visita a Isabel.

Como deve ser a nossa visita a uma família necessitada à qual nos propomos a ajudá-la? Nossa presença nas casas dos Pobres deve ser como a visita de Maria à sua prima Isabel. Afinal, estamos em nome de Jesus, levando a esperança e conforto. Como nos apresentamos, como falamos? Somos realmente uma presença do amor de Deus para os nossos “mestres e senhores”?
“Exercer o profetismo não é nada confortável”. Nossas visitas devem ser capazes de levar efetivamente a afetividade para quem não têm parentes e amigos. Devemos cumprir nossa missão profética durante as visitas que fazemos, semanalmente, aos Pobres. Não é fácil descobrir o Cristo nos casebres caindo, no meio da falta de higiene, na falta de esperança, na falta de tanta coisa, incluindo o amor.
Acredito que este livro trará muitos subsídios para a nossa missão profética. Certamente nos ajudará a interpretar a realidade do momento presente em que realizamos as nossas visitas aos preferidos de Deus. Seu estudo e reflexão durante nossas reuniões farão que nos preparemos melhor para esta grande missão que nos foi confiada.


Até bem pouco tempo não dispúnhamos de escritos para nos orientar na vida Vicentina. Graças a Deus, agora, contamos com mais um livro a nos auxiliar em nossa missão de cristão profeta.

Título: "Vamos aos Pobres!"
Autor: Mizaél Donizetti Poggioli
Lançamento: setembro de 2011
Páginas: 142
Preço: R$ 10,00 mais despesas de Correio-ECT.



Fonte:
http://mizaelpoggioli.blogspot.com

São Vicente - A caridade acima de tudo



“A caridade é um amor elevado acima dos sentidos e da razão, pelo qual nos amamos uns aos outros pelo mesmo fim pelo qual Jesus Cristo amou os homens para fazê-los santos neste mundo e bem-aventurados no outro”.

São Vicente em toda sua vida terrestre, se dispôs a ajudar o próximo, desde a sua infância ele esteve lá, disposto a ser um instrumento da graça de Deus que é a Caridade. E quem poderia imaginar que logo ele, aquele gascão, um dia se tornaria o Patrono Universal da Caridade. Que belas obras ele realizou, nunca obteve um sentido de arrependimento ao servir a quem mais necessitava a sua frente. Seu coração sempre esteve puro e disposto a ajudar, e eis a sua fórmula para os dias de hoje, em que nem sempre temos tamanha abertura ao irmão em Cristo.

A caridade é algo além fronteiras que mexe com o coração de cada um, seja ele, rico ou pobre, negro ou branco, ocidental ou oriental, não tem escolhas, Deus não olha isto, e sim o amor que nos faz ir mais perto deles, os preferidos do Pai, os que mais necessitam, que estão a mercê da sociedade: Os Pobres.

Muitos escritores, em seus livros, dão maior ênfase a vida desde Santo, outros nos faz situar, sobre a realidade da França em seu tempo. Mas o que me fez escrever foi algo que venho a procurar, e apenas encontro, em pesquisas e leituras, digo das obras de caridade de Vicente de Paulo.
Tentarei mostrar que ele não foi apenas um homem inteligente, sábio e inovador, e sim também um Santo Caridoso, que obteve com gestos simples a sua conversão e a sua santificação.

Por: Julinei Nogueira de Almeida