terça-feira, 26 de abril de 2011

SSVP SÃO CARLOS NA FORMAÇÃO DE MISSIONÁRIOS



Nos dias 15,16 e 17 de abril foi realizado na cidade de Vespasiano – Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) a Formação para Missionários de todo Brasil.
Estiveram presentes vários Estados e CMs representados, inclusive nosso Conselho Metropolitano representado pelos Confrades Emerson Alessandro Pinheiro Lopes (Coord. Das Missões do CM SC) Confrade Carlos Alessandro Brambilla , Juliano Nogueira, Fernando Fagundes e a Consocia Edina Ap. Feola de Oliveira O encontro iniciou-se no dia 15 com celebração do Assessor Espiritual do CN Padre Alexandre Nahass. No dia seguinte (16/04) pela manhã foi realizada uma reflexão em Ênfase ao Evangelho de João, cap. 8; versículos 1 a 10 – “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”
Em seguida foi realizada uma dinâmica em que foram feitos grupos com o propósito de apresentar um trabalho relacionado a algumas passagens bíblicas distribuídas aos grupos e com o tema “Vicentino Missionário”. Já na parte da tarde fomos chamados a “SER” Missionários, com os mesmos grupos que trabalhamos na parte da manhã fomos as Missões a tarde, visitando famílias nos arredores da Comunidade.

A noite houve uma confraternização entre todos os presentes, onde cada “Região” deveria levar um prato típico pra ser apreciado, no nosso interior (São Paulo) as únicas coisas típicas que poderíamos ter levado era Pamonha (Piracicaba) e Pinga 51 (Pirassununga) mas decidimos não levar dada mesmo. A e ouve Dança a Noite também.

No domingo (17/04) celebramos pela manhã a Santa Missa de Ramos. E recebemos a Benção do Santo Padre onde o mesmo nos enviou a ser Missionários.
"O Mais Lindo foi ver aquela diversidade de culturas, línguas, rostos, isso me fez ver o quando nossa SSVP é Grande e como não estamos Sozinhos nessa "Missão"..."



Fernando Fagundes

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO

SSVP - SÃO CARLOS

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AGRADECIMENTO

O grupo de Dança, e a banda BEAH, representantes do grande potencial artístico do CM São Carlos, agradecem a todo apoio e confiança que neles foram depositados.

E mais que isso, que esse trabalho tão bonito de dança e música, possa fazer parte de nossos trabalhos de incentivo a luta de nosso ideiais de caridade.

Fazem ainda ser mais que simples jovens que fazem a diferença, a fazem como cada um de vcs na pessoa do pobre, e ainda incentivam e evangelizam através da arte.

Por isso, todos os integrantes do Ministério de Dança Soldados de Cristo e da Banda BEAH, agradecem ao apoio financeiro que receberam e mais que isso o apoio de oração e união que puderam expresar.

A TODOS QUE ESTIVERAM CONOSCO NESSA CAMINHADA, NOSSO MUITO OBRIGADO.

O Departamento de Comunicação (DECOM) da SSVP de São Carlos, tem um projeto, e quer que você vicentino da SSVP de São Carlos, faça parte dele.

A partir de Maio de 2011, estaremos colocando em prática Oficinas de arte, dança, música, teatro, ale´m do incentivo cultural e ao artesanato.

Gostariamos de receber novas ideias e nomes de pessoas que possam colaborar conosco, nesse projeto de vivacidade dos vicentinos de nossa região.

entrem em contato pelo e-mail: ricardocamargo_adm@yahoo.com.br e faça parte desse projeto que pode resgatar vidas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ROMARIA DOS VICENTINOS 2011.





CM SÃO CARLOS - PARTICIPAÇÃO ESPECIAL




Queridos amigos, é com muita alegria que venho falar sobre o sucesso da Romaria 2011. Onde a SSVP - São Carlos, foi não só coadjuvante, mas em vários momentos o foco principal.




É verdade que a chuva atrapalhou um pouco a via sacra no sabado, mas as pessoas compareceram mesmo assim.




A noite, a lua brilhava no céu, que fez com que as nuvens se dissipassem, para o grande espetáculo do FESTVIDA 2011 - Evangelizando e fazendo o bem através da dança.


Este ano o tema proposto, foi "Edificados e Enraizados em Cristo, firmes na fé!", Os Soldados de Cristo, grupo que representa o CM a 5 anos já no festvida, novamente se destacou, e levou mais um campeonato pra casa, que esse ano premiou não somente um, mas os três melhores, sendo: CM SÃO CARLOS - SOLDADOS DE CRISTO, CM JUNDIAI - AMOR ETERNO e CM CARATINGA - MENINO DEUS.


Foi um verdadeiro show, Soldados de Cristo se renovou, onde este ano foram abertas as vagas aos mais novos do grupo, podendo assim sentirem a emoção e o verdadeiro motivo de fazer este trabalho, - O AMOR AO OUTRO - , este ano foram os dançarinos: Banny, Fernanda, Kelly, karina, Anaísa, Nayara, Rafaela, Camila, Deise, Jéssica, Rafael e Weslley. Que puderam mostrar o que realmente interessa, a superáção e amizade.




Ainda em conversa com o grupo, perguntado a quem se dedicava o título, não houve outra resposta: a TATY MACIEL, uma das integrantes do grupo, que faleceu em novembro do ano passado, que segundo eles era a décima terceira dançarina no palco. Agradecendo também a toda equipe de apoio, os presidentes dos Conselhos Particulares de Itápolis, São Benedito, Santa Clara e Santo Antonio, pelo apoio que tem dado a essa arte tão linda, além dos amigos do grupo que esse ano cederam as vagas, mas estavam sempre lá pra ajudar: Aninha, Ricardo, Maria, Carol, Carol S., Jaque, Marlene, Alzira, Lia e Luiz, e todos que torceram por nós e não puderam estar lá conosco.




Todo esforço valeu a pena, e esperamos nós do CM São Carlos, que esse seja um ótimo exemplo a ser seguido.




A vocês os parabéns de toda SSVP São Carlos.




E no DOMINGO - BANDA BEAH.




Que animou com muita vontade e espírito vicentino a FR Ozanan, com milhares de pessoas que passaram por lá durente a romaria, fazendo do domingo mais uma vez um espetaculo, provindo da SSVP SÃO CARLOS.




Paulo, Guilherme, Daniel, Matheus e Luis Fernando.


A vocês, muita força garra, e os parabéns de um Brasil Vicentino inteiro que pode se motivar através da Música com vocês!




E todos os citados acima, agradecem imensamente ao Conselho Metropolitano de São Carlos na pessoa do Presidente Cfd. Botega, pelo incentivo e confiança no trabalho desenvolvido.


Também foram ao palco, nosso coordenadores de CJ e CCA, Adriano Wada e Maria Ruedas, Além do Presidente Botega, abençoando 2011, com a diretoria nesse evento 2011.



Ricardo Camargo


DECOM CMSC.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PALAVRA - DOM PAULO SÉRGIO - BISPO DIOC. SÃO CARLOS


A ECOLOGIA HUMANA


O Papa Bento XVI, em sua mensagem para a Campanha da Fraternidade deste ano, nos recorda que “o primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, embora tenha sido criado à sua imagem e semelhança”.

De fato, o mundo só melhora com a mudança de nós mesmos. Precisamos mudar os critérios de relacionamento com Deus, conosco mesmos, com os outros e com as coisas. Descendo a escada nós podemos novamente galgá-la.

Deus, o homem, os outros e as coisas. As coisas, os outros, o homem e Deus. Como respeitar a criatura se não respeitamos o Criador? Como respeitar o Criador se não respeitamos a criatura? O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver respeito pela vida. Em todos os sentidos e em todos os níveis: vida humana, vida animal, vida mineral, vida vegetal.

Caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e aquilo que o circunda, a não ter respeito ao ambiente em que vive, respeito pela criação.

Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana” (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in Veritate, 51). Respeito à vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural. Senão, a defesa da vida em outros níveis será artificial, momentânea, somente enquanto convém.

É preciso considerar e observar a hierarquia de valores.

Ter, poder e prazer não são fins. Por isso mesmo a Igreja nos propõe os Conselhos Evangélicos: para o ter, a pobreza; para o poder, o serviço; para o prazer, a castidade. Ser pobre não é não ter; ser pobre é ter e viver como se não tivesse, mesmo porque é possível “ser sem ter”; ser obediente não é ser subserviente, é saber que o nosso poder tem limites; ser casto não é “abrir mão” da sexualidade e, sim, colocá-la como meio e não como fim.


O mundo só melhora se melhorarmos a nós mesmos.


Não há pecado social sem o pecado pessoal. Não há conversão social sem conversão pessoal. Sem conversão pessoal não há reforma na sociedade e, muito menos, na Igreja. É o que nos propõe o espírito da Quaresma, como um longo retiro, tempo de mudança e de conversão. Escutar a voz de Deus que nos convida: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15).


A terra é a morada dos filhos de Deus. No entanto, o nosso planeta está tão maltratado por aqueles que deveriam ser os seus defensores: os homens. Depredamos o jardim e fizemos dele um deserto, árido, superaquecido, com mudanças climáticas incontroláveis. Mas ainda é tempo de recuperar alguma coisa, de consertar os estragos feitos pela mão humana.

E, novamente o Papa nos exorta e nos lembra que “cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a sua criação ao homem, não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança de seu pai”.


Dom Paulo Sérgio Machado

Bispo Diocesano

PROGRAMAÇÃO ROMARIA VICENTINA 2011



A programação da Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida está definida. Serão momentos de muita fé, formação e aproximação entre confrades e consócias brasileiros. A seguir, os eventos detalhados:


Dia 9

15h - Via Sacra Vicentina, no Morro do Cruzeiro

20h - Festival Vicentino de Dança, na Praça das Palmeiras

Ordem de apresentação dos grupos de Dança para o 5º FESTVIDA, esta mediante sorteio realizado em reunião do Conselho Nacional do Brasil no dia 02/04/2011:

1º CM Curitiba - Sá Maria

2º CM Bauru - Anjos da Caridade

3º CM Belo Horizonte - Jovens Esperança do Amanhã

4º CM São Carlos - Soldados de Cristo

5º CM Jundiaí - Amor Eterno

6º CM Caratinga - Menino Jesus

7º CM Barbacena - Anjos da Noite

Dia 10

6h30 - Festa Regulamentar de Ozanam, na Praça das Palmeiras

Participação Banda BEAH (CM SÃO CARLOS)


10H - Missa de encerramento, no Santuário Nacional


FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

CM SÃO CARLOS NO FESTVIDA 2011

É com grande alegria que o CM de São Carlos, estará presente em dose dupla nessa Romaria 2011.

No sábado já confirmado o Ministério de Dança Soldados de Cristo, do C.C. de Itápolis, estará representando o CM, pela 5ª vez na quinta edição do FESTVIDA (Festival Vicentino de Dança), com uma história de superação inicial, o grupo já trouxe muitas alegrias para a SSVP de nossa região, com 4 vitórias: três 1ºs lugares e um 2° lugar. Que São Vicente e Ozanan, possam acompanhá-los nessa Jornada, e fazer valer o lema de vocês: "AMIGOS PARA AMAR...AMIGOS PARA SERVIR!" E ainda mais alegria, no Domingo, com a participação da banda BEAH, tb do CC Itápolis, na animação da Festa Regulamentar de Ozanan. A tds voês nossa: "Boa Viagem" e nosso carinho! Muita sorte!

sábado, 2 de abril de 2011

Aniversário do Presidente do C.M. - 02 de abril



Botega




Deus nos criou a sua imagem e semelhança...

e deu-nos pessoas maravilhosas em nossos caminhos...

E eu agradeço a Deus supremo por ter colocado você em minha vida...

Você, que é um grande exemplo de pessoa...

batalhadora, franca, amiga, e, acima de tudo isso...

você é uma pessoa muito importante para Deus e para nós...

Todos os dias agradecemos esse Deus maravilhoso que nos deu a vida... Por ter você em meus caminhos...

E é em nome deste Deus, que quero homenagiá-lo com estas palavras de Nosso senhor Jesus Cristo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida...

Ele nos ensinou o caminho que devemos seguir... Também o caminho da verdade, e que fazemos parte de sua vida...

Parabéns pelo seu dia...

o seu aniversário...

que Deus te dê muita paz, e muitas felicidades...


Votos de Todo Conselho Metropolitano de São Carlos.