sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL FELIZ EM ITÁPOLIS

Na última quinta feira (23), os Jovens do Conselho Particular de Santo Antonio em Itápolis, fizeram uma grande ação beneficente pelas ruas dos bairros pobre da cidade, levando a magia do Natal as crianças carentes, com a doação de cerca de 70 brinquedos, e muitos doces pra criançada.


Teve até papai noel (Ricardo - Coord. de CJ do C.P.), dois palhaços: Amendoim (Weslley) e Pipoquinha (Matusalém), e os jovens ajudantes do papai noel (Aninha, Banny, Ninha, Fer, Jéssica, Kelly, Karina, Anaísa, Kelvin, Robson, Urso (Gustavo), Rafa, Maria, Daniele e o motô Luciano), que fizeram a Alegria da garotada, entregando presentes também as crianças das famílias assistidas!


PARABÉNS PELA INICIATIVA E FELIZ NATAL A TODOS.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NOITE DA PAZ EM ITÁPOLIS

NÃO PERCAM...




A JUVENTUDE CATÓLICA EM MASSA REUNIDA POR UM 2011 +




+ AMOR


+ AMIZADE


+ AJUDA


+ FELIZ


+ FRATERNO


+ IGREJA


+ CARIDADE

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aplainar os caminhos, transformar corações

“Convertam-se, o Reino de Deus está próximo” (Mc. 1,15)

A conversão é um tema que muitas vezes soa em nossos ouvidos como algo do passado ou algo próprio dos santos. Isto é um engano muito grande. Da mesma forma que somos convidados à conversão somos também à santidade e esse é um tema a ser meditado, rezado e vivido constantemente.
O Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo pede uma conversão em todos os níves, pois se Deus reinará, não pode haver mais nada constrario à sua vontade, nem no coração humano, nem nas estruturas sociais e religiosos, dentro das quais vive o ser humano.
A conversão deve começar já. Nela os corações se transformarão e Deus se fará presente, pois Deus é amor, e quem ama permanece em Deus (1Jo 4,16). O amor de Deus pelo homem não têm limites e é para todos. A experiência do amor de Deus é algo que podemos sentir todos os dias, pois somos seres de relações, nos nossos encontros e desencontros do dia-a-dia somos convidados a pôr nossos corações na mão de Deus e deixarmos o seu dom maior transformar o centro de nossas vidas.
Quando saímos de nossas casas para irmos ao encontro de nossos irmãos, participamos de um momento místico, pois o Deus da Vida tem um encontro marcado neste mesmo lugar teológico com as pessoas que se encontram. Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei.
Para os vicentinos, em especial, este lugar é a casa do pobre, onde devemos promover um diálogo em atitude de confiança mútua, de respeito, pois este local é sagrado, nos leva a partilha da amizade e experimentar dos efeitos das delicadezas do amor.
Tudo estaria perfeito se realmente estivéssemos abertos à ação de Deus. O tempo que estamos vivendo nos ajuda a rever estas relações. Está próximo o fim de mais um ano; numa linguagem financeira, poderíamos dizer que se aproxima o tempo de fazer balanços, ver os resultados positivos e negativos e elaborar novas metas para o futuro.
No tempo litúrgico, passamos pelo advento, e esse nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais dos cristãos, com a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá, daí a alegre expectativa que deve neste tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. É tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança. (1Tm. 1,1) esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O advento que vivenciamos também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo ser a Cristo não há como viver alegria e a esperança na expectativa da sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas próprias vidas, “lutando até o sangue” contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.
Neste tempo precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não da pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, a abandonar-se e depender exclusivamente de Deus ( e não dos bens terrenos), que tem n’Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
Nossa espiritualidade do serviço aos pobres dever nos ajudar nesse processo de conversão permanente, onde nossos corações se abrem para ser morada de Deus. No desenvolver de nosso ministério somos chamados por Deus a praticar o amor. Quando administramos a Sociedade de São Vicente de Paulo estamos cuidando dos bens, dos talentos, do tesouro dos filhos amados de Deus, não podemos pecar em relação a esse grande compromisso, pois nada é nosso a não ser a misericórdia de Deus diante de nossas limitações.
Deus transforma o coração do homem para que cada um, com gestos e palavras, testemunhe e transforme outros corações.
Ozanam afirmava “tão pouco te falta para seres um excelente cristão; falta-te apenas um ato de vontade; crer é querer”. O ato de fé na misericórdia de Deus nos permite abrir nossos corações e querer ser melhor para servir mais e com maior qualidade.
Frederico Ozanam, em mais um de suas sábias frases, nos ensina: “Foi ainda a inspiração que me levou a procurar os pobres em um dia de mau humor e que me fez voltar desta visita cheio de vergonha pelas minhas misérias de imaginação antes a terrível realidade de seus males.” Vemos na experiência desse nobre fundador uma receita para a nossa conversão, ver nos pobres mensageiros da vontade de Deus para a mudança do nosso agir.
Nossos corações têm sede do infinito. Das virtudes que podemos viver a única que não passará é a caridade; portanto, é esta que devemos cultivar, ensinar e praticar. Neste tempo de rever atitudes, nossas obras como vicentinos, precisamos aplainar os caminhos para que possamos ver no horizonte sinais concretos do Reino de Deus.
O que podemos fazer como Sociedade de São Vicente de Paulo?
No coração desta grande obra pulsa o amor; estamos sendo canais desse amor, ou bloqueamos ação da graça de Deus?
Sonhamos com uma Sociedade transformada, onde nossos confrades e consocias estejam prontos para viver novas realidades, onde os pobres deixem de ser “coitadinhos” para serem pessoas construtoras de seus ideais, onde as cestas e alimentos sejam sinal de partilha e não posse de um grupo que tem poder sobre um outro dependente. Que nossa espiritualidade seja partilha com os assistidos. Que nossos grupos sejam sensíveis às necessidades de outros grupos, mesmo quando o caixa não esteja tão bom. Que a liderança seja motivadora de outros lideres e abertas para aceitar o novo e o diferente. Entre tantas ações, ai estão algumas que refletem corações transformados, livres do egoísmo, do individualismo, fechamento, centralização de poder, livres desta “gordura maligna” que bloqueia a ação de Deus em nossas ações vicentinas.
Precisamos rever nosso regime de atitudes para deixar fluir em nosso meio a graça vivificante que faça nossos corações puros e prontos para produzir o Amor de Deus, força para refazer nossas vidas dando condições de nos convertermos e sermos sinais para outras conversões.
Que nosso coração esteja pronto para receber Jesus, aquele que se encarnou no meio dos Pobres, que este Natal seja santo, cheio de amor e partilhar.
Feliz Natal a todos!



Pe. Edson Friedrichsen, CM.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ENCONTRO DIRIGENTES E FUNCIONÁRIOS OBRAS UNIDAS

Grande alegria no último dia 27 de novembro, quando iniciamos os trabalhos do I Encontro de dirigentes e funcionários de Obras Unidas do Conselho Metropolitano de São Carlos, com orações dirigidas pelo nosso presidente cfd. Luiz Botega, onde no seminário dos capuchinhos em São Pedro, pudemos desfrutar de momentos que com certeza ficaram em nosso entendimento, trabalho e vocação.

Tivemos palavras essenciais como do Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano Pe. Edson da Congregação da Missão sobre a espiritualidade em nossas Obras.






Cfd. João Coordenador de DENOR (Departamento de Normatização) do Conselho Nacional do Brasil que nos deu exemplos e mais que isso nos demonstrou a real atitube do CNB mediante nossas Obras.







Cfd Sebastião Adegas que nos falou sobre a importância da boa administração de nossas Obras.






E ainda o Advogado do Conselho Metropolitano Cfd. Giovani, que tirou várias duvidas sobre o campo do direito, como impostos, questões trabalhistas, enfim.



Pudemos nos envolver na espiritualidade e objetivos das Obras, sem esquecer das leis que a regem, e o mais essencial, o amor aos Pobres, na pessoa de Jesus Cristo!
Funcionários, dirigentes e pessoal de apoio do Conselho Metropolitano, escutaram e participaram ativamente dos workshop`s e momentos de partilha.



Essência de ser vicentino existe em todos, por mais que talvez nem professem a religião católica, a caridade esta nos atos diários com nossos idosos, nossas vilas e creches espalhadas pelas cidades do Conselho Metropolitano.


Enfim, finalizamos nosso encontro dia 28 de novembro, com uma celebração Eucarística iniciando nosso dia! Um lugar maravilhoso, pessoas centradas no objetivo da vida vicentina dentro de seus locais de trabalho, tudo foi maravilhoso.

Esperamos que tenham levado o que há de melhor em cada um de nós!



Conselho Metropolitano de São Carlos

Vicentinos celebram Imaculada Conceição de Maria

O dia 8 de dezembro é festivo para os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Esta é uma das três datas que, anualmente, são comemoradas as Festas Regulamentares da entidade. No Dia da Imaculada Conceição, ou no domingo mais próximo, os vicentinos devem promover uma reunião festiva, com a celebração da Santa Missa.
De acordo com a Regra da SSVP, durante a Festa da Imaculada Conceição, os novos confrades e consócias – que já foram proclamados nas respectivas Conferências – devem ser apresentados, ocasião quando vão prestar o compromisso vicentino.
Diferente da Festa Regulamentar do Bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam, promovida em abril pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB), a Festa da Imaculada Conceição de Maria pode ser realizada pelos Conselhos Metropolitanos, Centrais, Particulares ou até Conferências, explica o confrade Hélio Pinheiro, terceiro vice-presidente do CNB. “Hoje, um Conselho Particular com base em cidade distinta da sede do Conselho Central, não só pode, como deve promover as Festas Regulamentares de São Vicente e Imaculada Conceição, de modo que, todos os confrades e consócias tenham condições de marcar presença. E mais: se o Conselho Particular tem Conferências em zonas rurais, longe da sede , elas também podem promover (as Festas Regulamentares)”.



IMACULADA CONCEIÇÃO

A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.


FONTE: da redação do SSVPBRASIL

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Queridos irmãos

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Gostaria de CONVOCAR o presidente do Central e os presidentes dos Particulares juntamente com a diretoria do CM para nossa reunião ordinária de confraternização do Conselho Metropolitano de São Carlos no dia 11 de dezembro de 2010, sábado, nos seguintes horários:



8:30h - Recepção no Salão
9:00h - Celebração da Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima
10:00h - Reunião
12:00h - Almoço

Pedimos a gentileza de nos confirmar presença até o dia 03 de dezembro para que possamos organizar da melhor forma possivel para bem acolhe-los.

Aguardamos a presença de todos e aproveitamos para desejar muita paz do Senhor em vossos corações.

Vicentinamente

Botega

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Expressões juvenis de todo o Brasil, dentre elas a SSVP, buscam unidade em encontro realizado no interior de SP

Cerca de 270 jovens de 28 expressões juvenis de todo o Brasil - dentre elas a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) - estiveram reunidos no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), no 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, evento organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 3 a 5 de dezembro.

Os participantes do encontro buscaram a unidade e valorização das várias expressões juvenis existentes no país, conforme explicou o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva. “O encontro pretende valorizar as várias forças de evangelização como pede o Documento 85 da CNBB, ‘Evangelização da Juventude”, e unir essas forças em torno de uma evangelização mais eficaz para a vida plena da juventude’. Ele destacou ainda que o encontro inédito é uma forma de unir os movimentos, congregações, pastorais e novas comunidades de jovens de todas as regiões do país. “A reunião de toda essa diversidade reflete a união desses jovens em torno de um mesmo objetivo e também a confiança da Igreja na juventude que é protagonista”.
Para o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio, o encontro celebra a unidade da juventude brasileira. Ele comentou também como foi a dinâmica do evento durante esses três dias. “O encontro tem dois grandes pilares: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o Documento 85 da CNBB que será o subsídio de todo o encontro para que os jovens possam perceber ao longo do evento o que sua Igreja pensa sobre a evangelização da sua juventude. Teremos também uma conversa via skipe com jovens de Madri, shows, estudos e reflexões”, completou o assessor.

SSVP NO EVENTO

De acordo com a coordenadora de Jovens para a Região IV da Sociedade de Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), consócia Patrícia Nogueira, a 'Sociedade' foi representada por ela, e mais três membros: Ada Ferreira (presidenta do Conselho Nacional do Brasil - CNB), confrade Joaquim (coordenador do Conselho Metropolitano de Jundiaí) e padre Alexandre Nahass (assessor espiritual do CNB). Patrícia Nogueira avalia o encontro. “Foram dias de intensos trabalhos, partilhas e espiritualidade, uma alegria infinita que se traduziu num compromisso que pode ser resumido em apenas uma palavra: UNIDADE!”.


Cardeal Odilo Scherer convida jovens a multiplicar o Evangelho e viver a esperança




A celebração eucarística presidida pelo arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Pedro Scherer, fechou o primeiro dia de atividades do 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ). Em homilia, o cardeal se inspirou nos missionários Santo Inácio de Loyola e padre José de Anchieta, para dizer aos jovens que o papel deles é fundamental para a multiplicação do Evangelho a outros jovens. “Como Santo Inácio e padre Anchieta, vale a pena a cada um de vocês, jovens, dedicar o tempo de suas vidas com Deus, pois a Igreja chama jovens que têm o coração aberto e buscam grandes sonhos. A evangelização depende do rosto jovem, para que outros jovens possam ser evangelizados e sua presença multiplicada na Igreja”, frisou o cardeal.

"Devemos seguir o exemplo da sinceridade de Maria em Nossa relação com Deus", exorta dom Carlos Altieri


“Deus espera que sejamos discípulos e missionários assim como o foi Maria, com gratuidade, pureza respondendo o nosso sim”. Foi com estas palavras que o bispo de Caraguatatuba (SP) e referencial para a juventude no Regional Sul 1 (São Paulo), dom Antônio Carlos Altieri, exortou na missa da manhã desse sábado, 4, os jovens do 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis a seguirem Cristo, nos mais diversos carismas de suas expressões.
Dom Altieri recorreu ao exemplo de Maria para dizer aos jovens que a relação com Deus deve ser sincera, apesar das limitações humanas. “Devemos seguir o exemplo da pureza de Maria em nossa relação com Deus. Mesmo sabendo que temos falhas, limites, mas a missão exige gratuidade da nossa parte”, enfatizou o bispo, lembrando que a Igreja celebra a novena da Imaculada Conceição de Maria.
O bispo de Caraguatatuba comparou a assembleia de jovens do 1º ENMJ ao jovem rico (Lc 18, 18 – 30), que questionou a Jesus quais caminhos deveria seguir para conquistar a vida eterna. “Vejo vocês neste belo encontro como o jovem rico, que se pôs a perguntar a Jesus o que deveria fazer para conquistar a vida eterna. Vocês são aqueles que sentem o chamado, cada um com seus dons, para propagar o Cristo e ser como as primeiras comunidades cristãs: radiantes, alegres, dispostos a ajudar o próximo”, sublinhou dom Altieri.
A celebração foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e referencial do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro; e pelo bispo referencial do Setor Juventude no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dom Bernardino Marchió.

Dom Eduardo aponta caminhos para a evangelização "eficaz" da juventude


O bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, apontou, com base no Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, caminhos para que a evangelização da juventude alcance seus objetivos. Ele recomendou dedicação, estudo, vivência da fé e testemunho para que os jovens possam evangelizar jovens. “A verdadeira evangelização propõe mudança de vida, multiplicação e pressupõe conhecimento. Devemos estudar os documentos para conseguir convencer jovens a se tornarem discípulos e missionários. Dizer a outros jovens que eles ganharão a salvação com a participação na Igreja muito provavelmente será um trabalho que não renderá resultados”, advertiu dom Eduardo.
Descrédito nos compromissos definitivos (casamento, celibato); centralidade da subjetividade e individualismo; hedonismo e centralidade nas emoções; relativização dos valores; geração da imagem e estímulos; família, fragilidade e crises. Estes são alguns dos desafios impostos às expressões juvenis, segundo dom Eduardo Pinheiro. Ele elencou algumas ações para a superação dos desafios.
“Precisamos ouvir as concepções de Igreja que os jovens têm, para podermos atuar. Não adianta fazer muitos discursos se não conhecemos a realidade deles. Devemos oferecer formação missionária, processo de evangelização a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo que favoreça a dignidade, amadurecimento, discernimento e vocação; também precisamos mostrar aos jovens a beleza, sacralidade, dinamismo, compromisso, porque o pecado, a inveja, o egoísmo tentam destruir a vida, e o compromisso pode combater esses maus”, completou o bispo.
Ainda de acordo com dom Eduardo, a valorização da juventude deve passar pelas experiências culturais, a prática, ações missionárias e voluntariadas. A formação, por sua vez, deve se preocupar com quatro eixos temáticos: espiritualidade, formação, espaço e educação.

DOM CARLOS ALTIERI

“A contribuição está na riqueza da diversidade de dons a serviço da comunidade. As diferentes forças devem ser distribuídas e aproveitas”, disse, durante sua palestra o bispo referencial do Setor Juventude do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), dom Antônio Carlos Altieri.
O bispo aconselhou cuidado às expressões juvenis para que não caiam no erro de ficar sozinhas, no isolamento e descuidar da evangelização da juventude de maneira geral. “A diversidade de carismas não é uma competição, mas uma contribuição para a unidade da Igreja que deve ser levada em consideração”.
Dom Altieri afirmou que a Igreja entende a importância da diversidade. Ele justificou mostrando os documentos, Diretrizes para a formação dos Presbíteros para a Igreja no Brasil e Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “Os documentos são sinais de que a Igreja está atenta para a mudança bonita que acontece na Igreja. Já sabemos que tudo muda com o passar do tempo, inclusive a evangelização que ganha novos rostos com o surgimento de novas comunidades, pastorais, movimentos”, sublinhou.

TARDE

Os participantes reunidos em grupos discutiram as palestras do período da manhã de sábado. Às 17h eles fizeram um relato de suas experiências nas paróquias e comunidades. Logo após, houve exposição do relatório dos grupos. Às 20h30 teve uma vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 21h30, um show com o grupo Rosa de Saron.

Expressões juvenis participam de vídeoconferência com jovens da Espanha


Os jovens reunidos no 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ) participaram na manhã desse domingo, 5, de uma vídeoconferência com a jovem brasileira, voluntária do Departamento de Comunicação da Jornada Mundial da Juventude 2011, Areta Ross, e a também membro do mesmo departamento, María Gil Casares. O contato teve por objetivo transmitir informações sobre o andamento dos preparativos para o evento mundial com o papa.

“O encontro está sendo bem recebido pela população espanhola; ficamos felizes porque até o governo espanhol está colaborando para a organização e acolhimentos dos jovens de todo o mundo”, disse Casares, aos mais de 300 jovens reunidos no ENMJ que acontece desde sexta-feira, 3, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).
A voluntária brasileira, Areta Ross, se diz animada com o evento a afirma que a Igreja e a sociedade na Espanha não estão medindo esforços para a realização de uma das maiores jornadas da juventude da história. “A movimentação preparativa está mobilizando o país, divulgamos o evento nos grandes e pequenos meios de comunicação da Espanha e isso tem nos ajudado muito. Até mesmo pessoas que não acreditam em Deus, sem religião e de outras religiões têm nos ajudado, e isso só nos anima”, contou a brasileira.
O membro do Setor Universidades da CNBB, Eduardo Cortes Cavalcante, disse que o contato foi importante para passar informações de como estão os preparativos da delegação brasileira como também para ouvir como está o "clima" da Espanha antes da jornada. “Foi importante perceber que a sociedade espanhola está envolvida na preparação do evento. É mais um ponto positivo para nossos jovens se animarem a participar da Jornada. Elas também (Areta e María) ficaram felizes em saber que o Brasil estará em peso durante o encontro”, disse Cavalcante.



JOVENS CONECTADOS

A partir das 21h30 dessa sexta entrou no ar o site oficial da juventude católica brasileira. Por meio do endereço www.jovensconectados.org.br, todas as expressões juvenis do país agora têm um espaço especial para unir os vários carismas em um só lugar. O site foi produzido por jovens e lançado neste primeiro dia de encontro. O evento segue até domingo, 5 de dezembro.


FONTE: CNBB

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Agora, dublado!

DVD - São Vicente de Paulo - O capelão das Galeras


Filme de Pierre Fresnay e Yvonne Gaudeau - Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1948 e vencedor do Globo de Ouro de 1949.
Edição Especial remasterizada, dublada e legendada.

Preço: R$ 15,00 mais despesas de Correio.

***************************************************************************
Pedidos para:
Edson
E-mail: edsonfred@uol.com.br
ou
Mizaél
E-mail: mizaelpoggioli@uol.com.br